segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Rabih Abouh-Khalil

Rabih Abouh-Khalil nasceu em 1957 no Líbano. Viveu e cresceu em Beirute até 1978, quando foi obrigado a se mudar para Alemanha, devido às guerras civis.
Antes de sair de sua terra natal, Rabih estudou por toda a infância em um conservatório onde desenvolveu suas técnicas com o “ud”, instrumento árabe semelhante a um banjo. Na Alemanha aprendeu a tocar flauta e outros instrumentos de sopro, o que lhe suscitou uma enorme paixão pelo jazz.
Reconhecido pela irreverência das melodias de suas músicas, Rabih é considerado o maior ícona da fusão da música árabe com o jazz clássico.


RABIH ABOUH-KALIL

1. Sunrise in Montreal
2. Sollitude
3. Dog River
4. Moments
5. Lamentation
6. Nocturne Au Villaret
7. The Happy Sheik
8. Snake Soup

PASSPORT

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

TI-COCA: The Giant Of Twoubadou

O Twoubadou é o ritmo mais marcante da cultura popular do Haiti. Uma mistura de música cubana e dominicana, o ritmo é tão animado quanto todos os outros daquela região. Nessa sessão, o blog apresenta uma seqüência de aproximadamente 1h do cantor mais popular do ritmo: Ti-Coca. O artista e seu grupo são referências no seu país e reconhecidos pela diversidade do som.
O ritmo, semelhante ao Calypso e Soca de Trinidad, é diferenciado por uma arranjada percussão e pelo marcante som de acordeons que dão o toque especial à música.
Em 2004, Ti-Coca participou de um tour da música caribenha, realizado nos Estados Unidos, e foi acompanhado por diversas figuras importantes do Caribe, entre eles Mighty Sparrow.



TI-COCA: The Giant Of Twoubadou

1. Tway Fey
2. Ti-Carole
3. Vii Gran’n
4. Legba
5. Chwal St. Jacques
6. Sanmannan
7. Mwen Pral Devan Bawon
8. La Vil Jacmel
9. Zazie
10. Fey Nan Bwa
11. Dey
12. Simbi Andezo
13. M’pa Gen Zanmi Ank’o

PASSPORT



quarta-feira, 5 de setembro de 2007

DOO-WOP SONGS (nº 1)

Muito popular nos Estados Unidos nos anos 50, o Doo Wop surgiu do R&B, ritmo que há muito estourava nas rádios americanas. Era caracterizado pelos harmoniosos back vocals, muitas vezes imitando o som dos próprios instrumentos, repetindo-se frequentemente as sílabas “doo-wop”, daí o termo.
Os principais nomes do ritmo, na década de 50 e início de 60 foram: the Coasters, the Drifters, the Moonglows, the Platters e Frankie Lymon.

DOO-WOP SONGS (nº 1)

1. Why Do Fools Fall In Love – Frankie Lymon & The Teenagers
2. Alice Blue Gown – Freddy Cannon
3. Annie Had a Baby – Hank Ballard
4. Guardian Angel – The Capris
5. Baby Baby – Frakie Lymon & The Teenagers
6. Soft Shadows – The Monotones
7. Big Chief – Prof. Longhair
8. Earth Angel – Buddy Holly

PASSPORT