sábado, 23 de junho de 2007

Cenas e Imagens

1) Foto de Donga, integrante do núcleo embrionário que daria origem ao samba como o conhecemos hoje, nasceu no Rio de Janeiro e sempre freqüentou rodas de samba e candomblé. Por volta de 1916 participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata, ao lado de João da Baiana, Pixinguinha e outros. Em 1917 ocorreu a gravação de "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba gravado na história.
Eu tive o prazer e o privilégio de ser aluno de formação social brasileira da Professora Lígia Santos, filha de Donga, que parece ter herdado toda a genialidade do pai.
Em 1974, foi lançado um disco chamado “A música de Donga”, que não é muito difícil de encontrar.

2) Uma das maiores intérpretes cubanas do século XX, Célia Cruz saiu de seu país em 1959 e nunca mais retornou, em virtude do regime de Fidel Castro. Foi para o México, onde gravou com outros artistas como Tito Puente. Do México mudou-se para Nova York, onde viveu por toda sua vida, até falecer em 2003. Tendo recebido vinte discos de ouro, herdou o título de "Rainha da Salsa". Abaixo, a gravação de Pinar Del Rio, em 1960.

3) Antes de Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee e outros explodirem com o Rock and Roll, Frankie Lymon, de apenas 14 anos e seu grupo The Teenagers eram o grande sucesso nas rádios americanas no início dos anos 50. O estilo era conhecido como Doo-Wop.
Lymon faleceu, devido a uma overdose de heroína em 1968 aos 25 anos. Em 1998 foi lançado o filme “Why Do Fools Fall in Love”, que conta a história de três mulheres que foram casadas com Frankie Lymon e disputam a herança milionária do cantor. A seguir, um dos seus maiores sucessos: Baby Baby (1956)

Nenhum comentário: