quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Cenas e Imagens

1) Após 70 anos sem um dos maiores, senão o maior sambista carioca de toda a história, parece que finalmente estreará o filme “Noel – O Poeta da Vila” finalizado em 2006, porém agora o filme estará em todos os cinemas do país, com previsão de estréia para novembro. O CCBB-Rio está prestando uma homenagem ao poeta às terças-feiras desse mês, portanto os interessados devem se apressar já que as primeiras semanas já estão esgotadas...


2) O nigeriano Fela Kuti foi responsável pela maior revolução musical do país, com a criação de um ritmo oriundo do tradicional Highlife com um mix de diversos outros estilos musicais, entre eles o Jazz. Durante a década de 60 e 70, Fela Kuti após formar o “Koola Lobitos”, rodou por toda África e Europa, levando o “Afrobeat” às casas de shows e sendo reconhecido internacionamente. Morreu de AIDS em 1997.


3) Ba cissoko é o grupo musical de maior sucesso atual na Guiné. Famosos por resgatarem os principais ritmos do país com ênfase no Mandingue, o grupo ultimamente tem feito trabalhos misturando o hip hop e o rap africano em suas músicas. São responsáveis também pelo ressurgimento do Kora, espécie de harpa adaptado à uma cabaça. A influência de outros ritmos musicais, principalmente de outros países, era tão grande na Guiné, que o tradicional instrumento quase se extinguiu e seus tocadores até hoje eram raros.


Nenhum comentário: