segunda-feira, 26 de março de 2007

Let's Do Rocksteady

Sucessor do Ska e precursor do Reggae, o Rocksteady foi o gênero musical mais popular na Jamaica entre os anos de 1966 e 1968. O nome vem do termo mencionado na música de Alton Ellis “Rock Steady”. Em sua maioria, os principais grupos eram compostos por harmoniosos vocais, tais como The Gaylads, The Kingstonians, Toots & the Maytals and The Paragons.
O Rocksteady se difere do ska por ser um ritmo mais lento, porém tão dançante quanto. O ritmo surgiu nos guetos de Kingston, numa época otimista no país, onde o clima era de pós-independência. Porém uma grande parte da população jovem e pobre não dividia esse sentimento, e muitos deles eram considerados delinqüentes e começaram a ser conhecidos com Rude Boys.
Os Rude Boys já existiam durante a época do Ska, mas o “apelido” começou a ser usado com mais freqüência durante o período do Rocksteady, principalmente com os hits "Rude Boy Gone A Jail" do grupo The Clarendonians, "No Good Rudie" de Justin Hinds & the Dominoes e "Don't Be Rude" do grupo the Rulers. Alton Ellis pode ser considerado o pai do Rocksteady, mas não fica muito a frente de outros cantores como Hopeton Lewis, Roy Shirley e Derrick Morgan, que lançaram músicas dançantes que falavam sobre amor ou sobre a cultura Rude Boy. O Ritmo estourou na ilha quando Duke Reid lançou, pela primeira vez uma produção com os principais nomes do Rocksteady, que foi primordial, anos depois, para o desenvolvimento do reggae roots que é sucesso no mundo inteiro até os dias atuais.

LET'S DO ROCKSTEADY

1. BOOM SHACKA LACKA - Hopeton Lewis
2. RUN FOR COVER - Lee Perry
3. MUSICALLY - Keith Blake (AKA Prince Alla)
4. CRY TOUGH - Alton Ellis
5. YOU CAN'T WIN - The Slickers
6. GREAT MUSICAL BATTLE - Derrick Morgan
7. KEEP ON PUSHING - Bobby Aitken
8. BOOK OF BOOKS - Charlie Ace
9. GET TOGETHER - Carl Dawkins
10. ALL MY LOVING - Prince Buster
11. ROLLING STONE - The Wailers
12. THE MORE THEY GET - The Consumates
13. MOJO ROCKSTEADY - Prince Francis

PASSPORT

* Essa é uma sequência gravada por uma rádio inglesa.

2 comentários:

Sofia disse...

Muito bom
Rocksteady yes the roots
Minha querida Jam!!!!

DanieL disse...

sempre quis saber o que significava o rude boys, que se referiam varios cantores que eu gosto!